Pular para conteúdo
Tutu à mineira

Tutu à mineira

Com certeza você já ouviu muito sobre este prato, mas sabe a sua origem?

Diziam os antigos que a farinha servia para “Engrossar o fino, esfriar o quente e aumentar o pouco”. Podemos imaginar, que nos farnéis dos tropeiros, as farinhas engrossavam e até conservavam o feijão. Não tinha essa de feijão fresquinho e “vamos botar água do feijão”, caso a comida fosse pouca para tantos.

O feijão era cozinho e incrementado com alho, cebola e bacon. Se fosse mulatinho a mistura era com farinha de milho. Caso o feijão fosse preto, era engrossado com a farinha de mandioca.

A comida tinha que ser seca, para não azedar nos lombos das tropas. Daí, a origem se liga ao século XVI, quando da descoberta do ouro em Minas e pela imensa migração de gente, onde havia escassez de comida.

O nome do prato, Tutu é, provavelmente, uma derivação do idioma africano ou Kitutu.

A gastronomia e os meios de conservação dos alimentos evoluíram, mas a tradição do Tutu se manteve. Hoje, o Tutu à mineira é servido com arroz branco, torresminho, couve fininha refogada no alho, angu, linguiça e enfeitado com ovos cozidos.

O que acha de experimentar fazer o seu próprio Tutu, do seu jeito e com alguns ingredientes que você a Everyday Brazil te entrega aqui nos Estados Unidos?

Bora lá?!

INGREDIENTES:
- 1/2 kg de feijão cozido sem tempero
- 2 cebolas cruas raladas
- farinha de mandioca
- pimenta do reino
- 2 ovos cozidos
- 1/2 kg de linguiça frita ou assada no forno
- 200 g de bacon frito em cubinhos
- couve refogada

COMO FAZER: 

Bata o feijão no liquidificador com o caldo do cozimento. Em seguida doure a cebola na gordura do bacon. Refogue o feijão com alho amassado. Após, coloque uma pitada de pimenta do reino e sal a gosto. Quando abrir fervura, coloque lentamente a farinha de mandioca, mexendo sem parar, até o ponto de um pirão. Misture o bacon frito e a linguiça picadinha. A seguir, despeje o conteúdo em uma tigela e enfeite com rodelas de ovos cozidos, couve e molho de cebola. O tutu deve ser mole pra não ficar seco.

Gostou?

Ah, e você sempre pode servir acompanhado de um suco de frutas brasileiras como goiaba, caju, ou até guaraná.

#tutuamineira #farinha #feijao #pimenta #mineira #brazilianreciepe #feijaoreciepe #tutureciepe #brazilianfood #brazilianstore #brazilianfood #instafood #brasileirosnaamerica #everydaybrazilofficial

Artigo anterior Bolo de Fubá com Goiabada
Próximo artigo Dicas de como incentivar seus filhos a falar português