Skip to content
Um pouquinho de cada canto do Brasil

Um pouquinho de cada canto do Brasil

A cozinha regional brasileira traz cores, aromas e sabores repletos de influências e heranças africanas e europeias. Estas, mescladas às receitas dos brasileiros indígenas, construíram os paladares dos habitantes de norte a sul e de leste a oeste, desse país complexo e fascinante.

Ficou curioso?

Então, vem com a Everyday Brazil e descubra um pouco mais sobre os pratos deliciosos de cada região.

A Região Sudeste tem forte influência portuguesa, africana e de povos indígenas. Nela se produz café, milho, mandioca também conhecida como macaxeira e aipim em outras regiões. Arroz, feijão, leite e frutas que são usados nos principais pratos regionais.

Em São Paulo temos o virado à paulista e o cuscuz paulista, em Minas o destaque vai para o tempero caseiro, com pratos como a galinha ao molho pardo, feijão tropeiro e o famoso pão de queijo. No Rio destaca-se a feijoada. Já no Espírito Santo, os pratos com frutos do mar com temperos picantes.

Por outro lado, o Sul é conhecido pela presença de imigrantes europeus e da influência de argentinos e uruguaios, que são responsáveis por dar um toque especial na gastronomia da região. Temos a polenta, as massas, os doces, os assados e o churrasco. Sem esquecer, é claro, do chimarrão e do pinhão.

A culinária do Centro-Oeste tem forte influência da pecuária e dos frutos regionais. Alguns são pequi, guariroba, araçá, araticum, baru, buriti, caju, jatobá, jenipapo, mangaba, maracujá, murici, milho verde, amora preta e goiaba.

Todas essas frutas são usadas em vários pratos regionais como o famoso arroz e galinha caipira com pequi. Ou com guariroba, goiabada, pirão, farofa de banana, empadão goiano, pamonha, caldo de piranha e vaca atolada.

Quando falamos da região Norte, não podemos ignorar a riqueza da Amazônia e a sua influência na culinária. O seu bioma fornece os principais ingredientes, como peixes, carnes, ervas aromáticas e temperos exóticos.

Você já ouviu falar em: cupuaçu, guaraná, mandioca, jambu, pirarucu, tucunaré, urucum, açaí e castanha do Pará. Todos esses ingredientes são encontrados nos pratos típicos da região.

E o Nordeste? Ah, A comida nordestina é conhecida pelo seu tempero picante, herança da africana enraizada na região. Os principais pratos são: moqueca de peixe, bobó de camarão, baião de dois, caruru, vatapá, acarajé. Tem o famoso escondidinho de carne de sol, a panelada, buchada, sarapatel, tapioca, rapadura, arroz com capote, caranguejada, cocada e paçoca.

Tudo isso com temperos típicos, tais como azeite de dendê, leite de coco e muita pimenta.

Cá entre nós, você está com saudades de tudo isso?

Fica tranquilo, na Everyday Brazil você encontra ingredientes para fazer os pratos típicos de todas as regiões e matar a saudade de casa. Cuscuz, feijão, arroz, temperos especiais, pimentas, carne seca, café, farinha de milho, tapioca, pão de queijo, polvilho, erva-mate, sucos de goiaba e maracujá, castanha de caju, queijo minas, catupiry, goiabada, coco ralado, brigadeiro, paçoca e muito mais. Sem esquecer das bebidas, doces e salgados que entregamos direto na sua casa.

Ah, e se você não é brasileiro, não deixe experimentar os pratos típicos do Brasil e imergir nessa cultura rica, diversa e saborosa.

Com a Everyday, o Brasil fica mais perto do que você imagina.

Previous article Pãozinho de tapioca recheado
Next article Risoto Carne Seca e Requeijão