Skip to content
Dicas de como incentivar seus filhos a falar português

Dicas de como incentivar seus filhos a falar português

É muito comum casais brasileiros morando nos Estados Unidos, ou até mesmo brasileiros casados com americanos se perguntarem como incentivar seus filhos a falar português em casa.

O dia a dia na escola, interação com amiguinhos, televisão e conteúdos na internet são frequentemente em inglês, o que faz com que as crianças deixem de praticar sua língua materna e acabem preferindo se comunicar em inglês.

Aqui, a Everyday Brazil, coloca algumas dicas que podem te ajudar a lidar com o bilinguismo das crianças e incentivar o uso do português, em casa, mesmo morando no exterior.

1 - Leitura

A leitura é um dos pilares para o desenvolvimento da linguagem e, mesmo que pareça exagero ler para um bebê é uma prática excelente e fundamental para a familiarização das crianças, desde cedo, com a voz dos pais e a língua materna.

Com o tempo podem-se adquirir livros e histórias em quadrinhos para as crianças, assim elas manterão o hábito da leitura em português, sempre que incentivados. Livros com curiosidades, lendas e histórias que remetam ao Brasil também são importantes para elas criarem um vínculo maior com a língua.

Além dos livros para alfabetização, personagens conhecidos do Brasil, como a Turma da Mônica, O Menino Maluquinho e O Sítio do Picapau Amarelo, além de trazer o texto em português ensinam curiosidades, cultura e história do nosso país aos pequenos

Muitas lendas e histórias do Brasil estão ilustradas nos livros da Turma da Mônica, na série lendas brasileiras, como o Saci, Curupira, Negrinho do Pastoreio e Lobisomem, entre outras. A musicalidade também está presente na série Mundo da Música e também há os livros de boas maneiras e religiosos.

2 - Música e desenhos animados

Além dos livros, pode-se incentivar a linguagem por meio de músicas e desenhos curtos e educativos, tudo em português. Para quem mora nos Estados Unidos, o YouTube vira um recurso imprescindível para que as crianças tenham contato com a língua portuguesa e a cultura brasileira. É importante que os pais assistam e controlem o conteúdo do que veem os filhos, principalmente os pequenos.

3 - Exemplo e interação dos pais

O exemplo é fundamental para a criança, em todos os sentidos. Se você deseja que seus filhos mantenham a sua língua materna, você precisa utilizá-la. As crianças precisam encontrar necessidade de falar o idioma: conversar com os avós, tios e primos pela Internet é um bom exemplo, principalmente quando ninguém sabe falar inglês, falar português vira obrigação para estabelecer comunicação. É em casa que criamos laços afetivos com a língua materna.

4 - Socialização

Interagir com famílias brasileiras que também tenham crianças é muito bom. Estar em comunidade e conhecer pessoas que compartilham da mesma cultura faz com que as crianças entendam que também pertencem a um grupo de brasileirinhos e que não é e nunca será vergonha falar outra língua em casa, mas um orgulho e uma sensação de pertencimento a uma grande comunidade.

A Everyday Brazil faz questão que os brasileiros continuem falando língua materna e incentivando seus filhos a conhecerem as belezas e cultura do Brasil. Para isso dispõe de inúmeros livros que ajudam no desenvolvimento e prática da língua materna em casa.

#literaturabrasileira #falarportuguesemcasa #livros #turmadamonica #alfabetização #portugues #aprenderportugues #everydaybrazilofficial #brasileirosnaamerica

Previous article Tutu à mineira
Next article Pãozinho de tapioca recheado