Skip to content
Bolo de Fubá com Goiabada

Bolo de Fubá com Goiabada

Que bolo todo mundo gosta você já sabe, né?

Agora, se este bolo trouxer muitas lembranças da infância e ainda ingredientes típicos do Brasil, fica melhor ainda. É o que chamamos de comfort food, aquela comida, que digamos, nunca saiu de moda, da casa da mãe, da avó, que remete a tempos longínquos e ainda por cima é simples e deliciosa. Aquele prato que mexe com nossas memórias e nos faz sentir bem e feliz.

Bom, e com certeza, o bolo de fubá com goiabada, se encaixa nessa lista de queridinhos que nunca deixam de fazer parte de nossas lembranças.

Bora aprender uma receita super simples e fácil de fazer?!
Os ingredientes você encontra na Everyday Brazil.

INGREDIENTES BOLO:
- 2 xícaras de fubá (240g)
- 1 xícara de açúcar (160g)
- 2 xícaras de leite
- ½ xícara de óleo (120ml)
- 1 colher de sopa de manteiga
- 3 claras
- 3 gemas
- 1 colher de sopa de fermento em pó químico
- 1 pitada de sal
- 1 manteiga e fubá para untar e polvilhar

INGREDIENTES COBERTURA:

- 150g de goiabada em cortada em cubinhos
- 2 colheres de sopa de água (aproximadamente)

COMO FAZER:

Comece preparando o fubá cozido, pois este deverá esfriar para dar continuidade à receita. Numa panela média, com o fogo desligado, junte o fubá, o açúcar, o óleo, a manteiga e o sal e misture bem. Adicione o leite aos poucos, ainda com o fogo desligado, e vá misturando bem até que fique bem diluído.

Deixe o fubá cozinhar em fogo brando até começar a engrossar e desgrudar do fundo da panela. Após isso, transfira o creme para uma vasilha até que esfrie. Isso poderá levar cerca de 40 minutos. Após esse tempo, misture o creme com um fouet para deixá-lo mais liso e homogêneo. Em seguida, acrescente as gemas peneiradas e a erva doce, misturando bem

Bata as claras em neve e adicione à massa de fubá, misturando delicadamente com um fouet, de baixo para cima, até incorporar à massa completamente. Por último, acrescente o fermento em pó e misture delicadamente. Numa forma untada e enfarinhada com fubá, acomode metade da massa desse bolo de fubá cozido e preencha com pedacinhos de goiabada (passados no fubá, para evitar que afundem na massa). Cubra com o restante da massa e decore com mais goiabada em pedacinhos.

Leve o bolo para assar em forno pré-aquecido a 180 graus por cerca de 35-40 minutos ou até que esteja levemente dourado. Prepare a calda de goiabada levando ao fogo ou ao microondas, cerca de 75 gramas de goiabada picada e 2 colheres de sopa de água, até que fique bem liso e homogêneo. Espere o bolo esfriar para desenformar. Cubra com a calda de goiabada e sirva

Gostou?

Ah, e você sempre pode servir acompanhado de um cafezinho ou suco de frutas brasileiras, como goiaba, caju, ou até guaraná.

#bolo #fuba #goiabada #bologoiabadafuba #brazilianreciepe #cakerecipe #brazilianfood #brazilianstore #brazilianfood #instafood #brasileirosnaamerica #everydaybrazilofficial

Next article Tutu à mineira