Pular para conteúdo
ENTREGA SOMENTE $9.90 PARA TODO OS EUA (-HI, AK, PR)
ENTREGA SOMENTE $9.90 PARA TODO OS EUA
Panetones

Panetones

Natal sem um bom Panetone não é Natal, não acha?

O Panetone é aquele clássico que não pode faltar na mesa do brasileiro nessa época do ano, seja na ceia ou durante o dia de Natal.

Mas, você sabe da onde surgiu essa delícia?

Você já deve ter ouvido falar que a palavra “Panetone” significa, na verdade, “Pani di Toni” – ou “o Pão de Toni” em português. Bom, isso é verdade. O Panetone é uma receita criada por um padeiro italiano, o Toni, na cidade de Milão.

O Panetone, com origem italiana, surgiu a partir de um erro de Toni após trabalhar exaustivamente na véspera de Natal. Toni fazia, ao mesmo tempo, uma fornada de pães e uma massa de torta, a pedido de seu chefe. Por estar muito cansado, acabou colocando as frutas da torta na massa de pães e tentou consertar a falha acrescentando também frutas cristalizadas, manteiga e ovos na receita.

Ao levar a “torta de pão” para seu chefe, ele foi surpreendido com essa criação de última hora. O resultado, como você sabe, foi um sucesso.

Qual a receita do Panetone?

A receita clássica de Panetone é uma só, protegida por um decreto assinado em 2005 na Itália, que determina as quantidades mínimas de cada ingrediente que devem ser usadas na confecção desse pão.

O Panetone é um pão doce, recheado de frutas secas (uvas passas e frutas cristalizadas). Tem fragrância de baunilha. A iguaria ganhou aroma marcante, textura leve e uma massa molhada. Até hoje, essas características são preservadas.

Como fazer um Panetone? Existem outros sabores?

Para ser um Panetone de verdade, portanto, é preciso acertar as quantidades de farinha, sal, água, açúcar, ovos e frutas cristalizadas determinadas – o que não significa que nós brasileiros não tenhamos dado um jeito de criar nossas próprias receitas, não é mesmo?

O famoso Chocotone, Panetones salgados e outras receitas criativas com esse tipo de pão, apesar de não poderem ser comercializados como Panetones clássicos, são um sucesso tão grande que já conquistaram até a própria Itália.

Como comer um Panetone?

O Panetone, vai bem durante a ceia, como sobremesa ou ainda junto com um bom café brasileiro.

Mas e no Brasil, quando ele chegou?

Foi durante a Segunda Guerra Mundial, quando os imigrantes italianos vieram em peso para o país. Por ser uma receita tradicionalmente natalina e muito querida por boa parte da população, é natural que a mesma começasse a ser repassada entre gerações.

Hoje, o Panetone é um dos principais pratos do Natal brasileiro.

E aqui na Everyday Brazil, você encontra Panetones na versão tradicional, de chocolate, Romeu e Julieta, avelã, coco, brigadeiro e beijinho, trufado, mousse, e muitas outras. Acesse nossa loja e descubra o que mais combina com a sua ceia de Natal.

Com a Everyday, o Brasil fica mais perto do que você imagina.

Artigo anterior 5 BRAZILIAN PRODUCTS YOU CAN'T DO WITHOUT
Próximo artigo Torta de Abóbora para o Thanksgiving